sábado, novembro 21, 2009

SANTARÉM - FELIZ CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO!!!

Todo mês de novembro Santarém se embandeira, ganha enfeites de alegres quermesses, assim diz a letra do Hino da Festa da Padroeira da Cidade “Nossa Senhora da Conceição”.

São os preparativos para a Festa e as homenagens a Padroeira.

Uma das mais destacadas preparação é a espiritual, que acontece com peregrinação da imagem da Santa Peregrina de Nossa Senhora da Conceição a casa de devotos e devotas, instituições e empresas de Santarém.

Nesse período de peregrinação, a imagem visita mais de uma centena de locais, recebendo homenagens e orações.

Mas além da peregrinação da imagem, outros momentos de preparação para o Círio se destacam, entre eles: a entrega do manto, a benção da corda, a escolha das flores, a Carreata da Festa, o Círio das Crianças, a ornamentação da berlinda e a Transladação.

Com a transladação, na noite anterior ao Círio, um brilho todo especial toma conta de Santarém que se ilumina com a presença de Maria. Tudo se veste de cor, festa e alegria.

Para que no dia seguinte, no Círio, o coração de cada uma e cada um pulse forte a presença da Fé em Maria, a Santa Mãe de Jesus.

Dia em que homens, crianças, jovens e mulheres unem-se em oração e vão as ruas de Santarém, Oeste do Pará, na caminhada do Círio reverenciar, através da Fé, a Virgem da Conceição.

É o Círio, o povo nas ruas caminhando com Maria, momento de encontro, preces, orações, perdão e contentamento. Sentimentos de fraternidade que une a humanidade em meio às adversidades desse mundo de tantas opressões.

A Caminhada segue com milhares de fiéis rezando e cantando, agradecendo e pedindo a Senhora da Conceição.

No trajeto, sol ardente, asfalto quente, pés descalços, suor, lágrimas se contrastam com sorrisos, fogos e artifícios que coroam aquele momento de sacrifício.
Mas tudo é válido para estar de pé junto de Maria, que conduz e acende Sua luz sobre esse povo tão feliz e, ao mesmo tempo, tão carente. Carente de paz, justiça e amor.

Em meio a multidão, dezenas de promesseiros carregam sobre os ombros o agradecimento por graças alcançadas, doenças curadas e construção de moradas.

Maria, em silêncio, apenas caminha cercada pela multidão que clama pela Sua atenção. Ela, porém, como uma Grande Mãe, entende cada pedido, até mesmo aquele mais escondido no fundo de um coração sofrido.

Amanhã é domingo, 22 de novembro, Santarém acorda cedo, a cidade está enfeitada, o povo está alegre e inspirado para acompanhar o Círio outra vez, Graças a Deus!!

Em Santarém, é sempre assim, um tempo mágico de emoção a cada Círio que marca o inicio das festividades de Nossa Senhora da Conceição!

Nossa Senhora da Conceição abençoe a todos e todas nós!!


FELIZ CÍRIO 2009 !!!

Socorro Carvalho