segunda-feira, março 22, 2010

UMA POESIA EM FORMA DE IMAGEM

Em alguns momentos da vida
Há um tempo em que uma simples imagem fala mais que mil palavras...
Por isso, hoje deixo pra você essa poesia mágica em forma de  imagem!!!
Em cada parte dela deixo um verso meu, para você!!
Tente encontrá-los...
Decifre-os!!!
Depois leia  o que eles tentam expressar!!!

Tenha um ótimo dia!!!!


Amo Você...muitão!!!

Beijos


Socorro Carvalho

O REPÓRTER CACO BARCELOS EM SANTARÉM

Sábado, 20 de março de 2010!! Um dos dias mais inesquecíveis em minha profissão. Pude assistir , bem de pertinho, a palestra proferida por um dos mais conceituados repórteres da Rede Globo, nada mais nada menos, que Caco Barcelos.

Isso mesmo, CACO BARCELOS!!!

O tema do encontro:
“ Ética no Jornalismo”.
O público presente lotou o auditório da Sede de Diretores Lojistas de Santarém. Na platéia:  estudantes, jornalistas, educadores e um grande número de pessoas da imprensa santarena.



O tempo? Mais de 03 horas e meia de muito papo, histórias, informações preciosas, dicas descontraídas e regadas de muita seriedade.

De início, Caco contou um pouco de sua trajetória de vida profissional. Um cara que estudava matemática com a pretensão de se tornar Engenheiro, virou hippie e hoje é um dos maiores repórteres da história da comunicação brasileira.


Uma história linda e cheia de desafios! E assim, se deu o inicio daquele encontro maravilhoso.


Em cada palavra, muito bem colocada, o realto de uma história bem explicada e que a cada segundo, roubava mais e mais a atenção de todos e todas.


A forma de fazer um jornalismo ético e sem preconceito, é claro,  foi o ponto alto da palestra. Na oportunidade o repórter mostrou sua linha de trabalho, linha tão bem expressa em sua criação, o Programa Profissão Repórter, exibido pela Rede Globo.




Caco Barcelos explicou que a notícia antes de ser levada ao ar, precisa de muita pesquisa, investigação e uma atenção redobrada ao trabalho para não se cair no erro de fazer um jornalismo sensacionalista. Ou melhor, para ele, a reportgem deve ser bem contextualizada e sem preconceito.


Ele disse  que para se produzir um noticiário de qualidade tudo é muito importante, no decorrer da produção do material. E, acima de tudo, exige basstante empenho e dedicação por parte da equipe de profissionais.

Antes de levar ao ar uma informação ela deve ser checada e apurada com responsabilidade. Caco disse, ainda, que já fez reportagens que levaram até a média de 04 a 05 meses de duração para se finalizada e então,  chegar ao telespectador.

Para exemplificar a seriedade de seu trabalho. O repórter exibiu, partes de 03 videos de reportagens, feita por ele e equipe.   Após cada vídeo,  contextualizava o material, inclusive contando os procedimentos e desafios encarados para a realização do determinado trabalho. Com isso, deixava  emocionada a platéia  que estava, ali,  atenta a cada detalhe.




Além de repórter, Caco Barcelos é escritor. Ele disse que para escrever e editar seus livros, estudou, pesquisou, investigou, coletou dados e descobriu muitas sujeiras . Por isso,  contou sobre as muitas ameaças sofridas em decorrência do conteúdo dos livros.


Em sua vida como escritor, deu destaque para o livro Rota 66, que relata a injustiça e a criminalidade. E vai mais além, cita nomes dos responsáveis por esses atos. Um fato curioso  foi sobre a noite de autógrafos, do referido livro, quando ele  teve que enfrentar os próprios personagens citados em seus relatos, ou seja , matadores perigosos e sem escrúpulos.

Pessoas  com tanta audácia que  estiveram no local, foram na fila de autógrafos e ao final saíram dando tiros pra cima. De acordo com Caco, estavam presentes naquele local cerca de 15 matadores profissionais e que ficaram espalhados entre 800 convidados e convidadas, da noite. E, dessa vez, ele confessou que ficou ter ficado temeroso de morrer, naquela noite.




Enfim, Caco mostrou diversas reflexões sendo, em minha opinião,  a mais importante, que foi a preocupação com a injustiça social que é  conduzida, no Brasil,  pelo preconceito. Citou histórias e as exemplificou, chamando-nos a reflexão de muitos fatos que acontecem diante de nós,  mas que nem sempre nos atentamos para tal.

Caco contou sobre a vivência que teve no morro onde esteve para coletar informações. Após longos meses de uma vasta pesquisa, inclusive, convivendo com as comunidades, percebeu que lá dentro existem pessoas descentes, cidadãos e cidadãs do bem. No entanto, são seres humanos oprimidos, injustiçados e que na maioria das vezes são  mortos, pelo simples fato de serem pobres ( e em muitos casos – negros).

E disse, ainda, que os os trficantes e deliquentes são em muitos casos, apenas  respostas ao caos social, oriunda da falta de respeito pela dignidade humana. E que em muitos casos transforma o cidadão em marginal.

De acordo com o repórter, acontecem muitas mortes no Brasil e, o mais lamentável , é que são crimes praticadas por gangues uniformizadas.Que ao invés de dar segurança os remete a uma total insegurança. Infelizmente!

Em meio a palestra, fez uma pausa para mostrar o kit emergência com seus acessórios. Um material a ser usado  no caso da queda do avião. Esse foi um momento bem divertido, onde o repórter pode mostrar que é uma pessoa simples e muito bem humorada. Eo mais importante, otimista ao extremo.

Apesar do grande conteúdo e experiência ao longo dos seus 37 anos de repórter, Caco Barcelos ainda abraiu espaço para preguntas. Algumas foram respondidas mas outras não, em decorrência do tempo.Mas mesmo assim, houve uma interação bem legal.

Após o término da palestra. Como uma noite de Oscar, o ambiente ficou ainda mais iluminado, pelos flashes e refletores de todos e todas nós que queríamos registrar tão especial momento, junto daquele cara tão inteligente e admirado.

Em resumo, foi uma tarde-noite sensacional. Oxalá, que o Caco Barcelos volte novamente, quem sabe para fazer um programa Profissão Repórter aqui na Região Amazônica.


O caso dos “escalpelamentos” citado em uma das perguntas dirigidas ao repórter, chamou bastante sua atenção. E ele até disse, "de repente esse tema rende uma boa pauta, quem sabe um dia a gente não vem fazer um programa sobre isso".

Mas independente de ser essa ou não a pauta, é pretensão dele vir realizar um Profissão Repórter inclusive com a participação de um repórter aqui da terra. A galera vibrou  com a notícia. E tenho certeza, que já tem gente estudando tudo sobre a nossa região, pois para participar do Profissão Repórter o cara, ou a dona tem que ter conhecimento, de fato e de direito, principalmente a respeito da região.


Após a palestra o atencioso repórter fez uma sessão se fotos com autógrafos e tudo.
E eu, claro, não pedi a oportunidade. É lógico!!! Sinceramente. Foi show de bola!!!


Fotos: Natashia e Socorro
Texto: Socorro Carvalho