quinta-feira, junho 17, 2010

PREFEITURA INICIA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO COM ENTREGA DE MEDALHAS

A programação oficial em comemoração aos 349 anos de Santarém, preparada pela prefeitura, inicia na próxima sexta-feira, 18 de junho, com a entrega da medalha Padre Felipe Bettendorf, às 9h, no plenário da Câmara Municipal. A Comenda máxima do Poder Executivo Municipal será ofertada a seis personalidades santarenas.

Francisco Gérson Gregório - é natural da cidade de Juruti. Exerce a profissão de Radialista e atualmente apresenta o programa “Alvorada Rural”, que vai ao ar de 2ª a sábado, das 04h às 06h, na Rádio Rural de Santarém.

Gizele Maria Pereira Marinho - tem 31 anos e há 12, é Irmã Missionária da Imaculada Conceição. Formada em pedagogia com habilitação em orientação educacional, Irmã Gizele é a atual diretora do Colégio Santa Clara.

 Devido sua grande experiência, a missionária também foi diretora do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Quixadá, no estado do Ceará.

Foi professora de filosofia e sociologia do ensino médio, coordenadora do serviço de orientação religiosa, professora de ensino religioso do Colégio Santa Clara e da escola São José, no planalto santareno, e coordenadora da Animação Vocacional da Província – região norte.


Katsuo Yano - nascido no estado de Fukuoka, no Japão, onde viveu até o inicio dos anos 60. Um convite do então irmão mais velho, Atsushi Yano, já imigrado para o Brasil e fixado na cidade de Alenquer, trouxe Katsuo Yano e família para a região amazônica, no dia 28 de dezembro de 1961.

A convite de seu irmão mais novo, Yasuo Yano, hoje residente em Bauru-SP, foi trabalhar como motorista de caminhão durante o período de construção do prédio do atual Álvaro Adolfo da Silveira. Seis meses depois de terminaram a construção, os irmãos Katsuo e Yasuo Yano deram inicio a atividade de pequenos consertos de rádios em sua própria casa, na época situada na avenida Mendonça Furtado. Em 1985, compraram e começaram a construir a atual eletrônica K.Yano, dando início profissionalmente, aos serviços de consertos de rádio, televisor, máquina de escrever, fotográfica e instalação de equipamentos de som em carros. Katsuo Yano foi o pioneiro na criação da Associação Nipo Brasileira de Santarém, fundada em 21 de janeiro de 1973.


Geraldo de Mendonca Rocha - é natural de Santarém e atualmente, Procurador-Geral de Justiça. Em sua vida profissional, já exerceu o cargo de Adjunto de Promotor Público do interior, lotado em Acará.

Também atuou como Promotor de Justiça de 1ª entrância do Ministério Público, lotado no município de Peixe Boi; coordena o Centro de Apoio Operacional Criminal, do Ministério Público do Pará; foi Corregedor-Geral do Ministério Público, no biênio 2005/2006; foi reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2009/2011.


Antonio de Oliveira - nascido no dia 10 de maio de 1938, em Jauarituba, no rio Tapajós (atual reserva extrativista Tapajós-Arapiuns), é considerado pelos que o conhecem como “a história viva na luta em defesa das pequenas populações da região do baixo Tapajós”.

Desde os 7 anos de idade, recebeu de seus pais o apelido de ‘Mucura’, por ter cabelo ralo e teso, se assemelhando ao famoso marsupial da região amazônica. Em 1994, foi apresentador do programa Momento Sindical, com ampla audiência. Foi Delegado e Diretor Regional do STTR/Stm e em 1989 deixou seu cargo no sindicato e passou a trabalhar articuladamente com o GDA, CEAPAC e com o PT, partido ao qual se filiou em 1982, lançando-se candidato a vereador em 1988.


Hoje, Antonio de Oliveira faz parte da coordenação da Escola da Floresta, atuando como educador ambiental e responsável pelo cultivo de mandioca e outras culturas.



Alberto Tolentino Sotelo - brasileiro naturalizado, é médico especialista em saúde da família, medicina do trabalho, ginecologia e obstetrícia e saúde pública. Em 1990, recebeu o título de Cidadão de Santarém, pela Câmara Municipal.

É diretor da Clinica Santa Rosa de Lima, médico da saúde da família, da SEMSA, l médico da Comissão Técnica da Unimed - Oeste do Pará e médico conveniado de outros órgãos. Na área do Magistério, atuou como professor de Medicina Legal, na ULBRA e professor de Farmacologia, do curso de Enfermagem da FIT.

Atualmente é sócio representativo e ex-presidente do Rotary Clube de Santarém.


Fonte: PMS

CANOÍSTA HIEL GESÃ - SANTARENO E CAMPEÃO!!!


ATLETA SANTARENO É CAMPEÃO DA COPA BRASIL DE CANOAGEM

O contemplado com o bolsa atleta 2010, Hiel Gesã, foi campeão da copa Brasil de canoagem oceânica, na categoria duplo master,que ocorreu em Santos no mês de maio. E no último domingo, 13 de junho,  foi novamente campeão da 2ª etapa da copa Brasil, em Angra dos Reis.

Hiel Gesã faz parte da equipe do bolsa atleta, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Santarém, através da Assessoria de Esporte e Lazer, que prevê o repasse de recursos para o custeio das atividades esportivas, como aquisição de uniformes, materiais esportivos, manutenção do treinamento e preparação física, durante um período de dez meses.

Fonte: PMS

IMPERDÍVEL - LANÇAMENTO DO LIVRO: MEMÓRIA DE SANTARÉM




O jornal O Estado do Tapajós lança dia 22 de junho, as 20 hora, no Museu João Fonna, o livro Memória de Santarém. A obra é um trabalho coletivo que reuniu cerca de uma dezena de profissionais. Pra que a Memória de Santarém se tornasse um suplemento encartado quinzenalmente, há 5 anos, no jornal O Estado do Tapajós, foi decisivo o apoio e o entusiasmo do seu editor-chefe, Miguel Nogueira de Oliveira. Para que o suplemento jornalístico passasse às páginas de livro, a esse empreendimento se juntaram Lúcio Flávio Pinto, Cristovam Sena, Rute Sena, Paulo Sérgio Bastos e Rejane Jimenez, diretora de O Estado do Tapajós e gráficos liderados por Elivaldo Feitosa, da Gráfica Tiagão.


O Memória de Santarém [Editora O Estado do Tapajós, 420 páginas] representa para o seu redator e pesquisador, o jornalista Lúcio Flávio Pinto, “o esforço de salvar a história recente de Santarém da dilapidação, da diluição e do esquecimento. À falta de iniciativas sistemáticas e aglutinadoras, aqui há um conjunto de dados e análises que servem de trilhas para que o leitor se identifique e se situe no passado e o utilize como ferramenta para se posicionar hoje e amanhã”, escreveu Lúcio na apresentação do livro.


O livro é conjunto de informações, extraídas de jornais e outras fontes cotidianas, mostra que Santarém tem história e tem inteligência. De acordo com Lúcio, “Santarém não é um acampamento montado às pressas para abrigar pessoas em trânsito, em busca de sucesso ocasional e individual. Os personagens que surgem destas histórias e estórias participaram ou continuam a participar da construção de uma comunidade, de uma cidade, de um município e de um Estado, transmitindo entre si suas experiências e anseios”.


O diretor-editorial do Memória de Santarém, jornalista Miguel Oliveira, classifica a obra como “um livro de consulta sobre fatos e personagens marcantes da história de Santarém”. Ele explica que a publicação não é um álbum fotográfico: “O conteúdo livro é quase que documental. Tivemos a preocupação de incluir no livro, por exemplo, a transcrição de documentos oficiais ou eclesiásticos que estavam condenados ao limbo. Esse mérito o livro tem, que é de resgatar acontecimentos a partir do testemunho de personalidades e pessoas do povo".


A publicação do livro Memória de Santarém conta com o apoio e incentivo de Governo do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Santarém, Mineração Rio do Norte, Grupo CR e Cargill Agrícola.
 
 
Texto:Jornalista  Miguel Oliveira








SANTARÉM 349 ANOS!!!!



Navegando na Internet encontrei esse video e achei muito lindo!!
Lindo mesmo. Pois são fotos da minha linda cidade de Santarém!!!
Santarém, que no próximo dia 22 de junho completa 349 anos de fundação.
Já estamos em festa faz algum tempo...
Ou seja, sempre estamos em festa!
Pois somos um povo Feliz!
Vivemos numa cidade que não é o Rio de Janeiro, mas é A Cidade Maravilhosa.
Maravilhosa pela preciosidade que tem.
A arte faz morada neste lugar situado no coração da Amazônia.
E é exatamente através de uma dessas artes que Jana Figarella canta que:
NADA SE COMPARA  a felicidade que sentimos quando estamos nesta Terra cheia  de tantas belezas e encantos...Estou falando da minha, da sua, da nossa Santarém que tanto amo, que você ama e que nós AMAMOS.
Empresto esse video para saudar cada santareno  e santarena que está distante...
Distante fisicamente mas próximos e próximas pelo Mesmo Orgulho que temos  em sermos:
SANTARENOS E SANTARENAS!!!
A partir de hoje trarei aqui em meu espaço a programação de aniversário da nossa linda e preciosa cidade.
Aguardem!!

Te Amo Santarém!

Santarém do meu coração!!!!


Um grande abraço grande e delicioso como o Rio Tapajós!!!


Socorro Carvalho