terça-feira, novembro 23, 2010

AMIGO MAIS LÍQUIDO DO QUE CERTO

Amigos (os verdadeiros) - quem diria - fazem bem à saúde. Isto porque, segundo a Ciência, a falta deles pode ser equivalente ao excesso de álcool ou aos danos do tabaco para o organismo.

Enquanto a tendência, sobretudo nos países ricos, é cultuar o individualismo e a solidão - aumenta a cada ano o número de pessoas que optam por morar sozinhas - já houve quem se antecipasse à revelação dos cientistas, providenciando a prestação de um serviço até então inédito: a 'locação' de um amigo. Alugue um, se V. estiver longe de casa, em terra estrangeira e precise dividir preocupações e obter boas dicas. Sobretudo se seu projeto for, por exemplo, o de mudar-se para... morar sozinho.

Há algum tempo, publiquei aqui sobre anúncio de uma mineira que, indo residir em São Paulo por razões profissionais, manifestou pelo jornal a urgência de amigos que a livrassem da solidão da cidade grande. O assunto rendeu até para uma repórter de TV, que me procurou depois de ler a crônica, pedindo-me depoimento a respeito.

Com a derrocada de valores que orientaram muitas gerações, banalizou-se também o amor e a amizade. Banalizou-se a vida. Todo mundo ama todo mundo e é amigo de todos. Esta pode até ser a verdadeira intenção para muitos. Porém se a natureza do amor é sacrifical - exige renúncia, entrega, comprometimento - a da amizade não fica tão distante. Amigos se fazem e se provam particularmente em momentos difíceis. São dádiva, tesouros que a vida nos dá.

Já se atribuiu ao cão, proverbialmente, as qualidades de verdadeiro amigo. Vinicius de Moraes aproveitou-se da frase e incluiu aí a bebida, ao escrever que se o cão é o melhor amigo do homem, então uísque é cachorro líquido. Na medida em que se constata o aumento da população canina no Brasil – assim como o crescimento vigoroso dos números que medem o consumo de bebida alcoólica – torna-se irresistível a tentação em medir a quantas anda nosso desempenho, quando o tema é o bom e duradouro relacionamento humano. Como pensamos, o que esperamos e como vemos os verdadeiros amigos. Aqueles, que atravessam conosco o desfiladeiro de armadilhas e desencantos a que chamamos convivência.

Caso isso fosse possível, talvez nos surpreendêssemos com um desencanto bem escondido, uma tristeza tênue, disfarçada de sorriso mal desenhado. E nos víssemos então tocando a vida em frente, em meio a fortes braçadas para não nos deixarmos sufocar por nossas próprias tramas.
 
                                                                                                                            Fonte: Blog Pretextos

CONFERÊNCIA DISCUTE AUMENTO DE LIXO NA EUROPA



O volume cada vez maior de dejetos nas lixeiras dos europeus é o principal tema de discussão da segunda edição da Semana da Redução do Lixo, que começou no sábado, em Paris, com o objetivo de promover a segurança ambiental.

Reduzir o volume de lixo tem uma ligação direta com uma diminuição dos gastos de energia e poluição.

Conferências, jogos pedagógicos e oficinas sobre como fazer compostagem doméstica fazem parte do programa com mais de 4.000 eventos previstos em 16 países que participam desta campanha de sensibilização patrocinada pela Comissão Europeia.

“Evidente, não será com apenas duas edições da ‘Semana da Redução do Lixo’ que alcançaremos uma diminuição de lixo mais intensa. Este é um trabalho de longo prazo, mas que deve ser colocado em andamento”, explicou Valérie Jouvin, um dos organizadores do evento.

O objetivo é promover a reflexão cidadã sobre o acúmulo e a reciclagem do lixo produzido diariamente.

Em 2008, um europeu produzia em média 524 kg de lixo por ano, ou seja, 10 kg por semana. Na ausência de medidas sérias, essa cifra pode alcançar uma trajetória ascendente. Até 2020, a Europa geraria 50% de lixo a mais do que em 1995, segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). (Fonte: Folha.com)


CONCY, PARABÉNS!!

Se tivesse que te definir em uma única palavra diria: Maravilhosa!
Mas como posso brincar com a poética posso dizer-te um pouco mais.
Dizer-te da alma iluminada que tens
Dizer-te do brilho maravilhoso que surge em teu olhar naturalmente...
Dizer-te da bondade que anima teu coração irradiando carisma e alegria, por onde passas.
Ah, quantas coisas posso te dizer.
Mas neste instante quero resumir tudo isso, dizendo apenas:
Eu te amo.
Por isso peço a Deus que lhe abençoe com bastante SAÚDE  e FÉ  em cada novo dia de sua existência fortalecendo seus passos e mantendo-a firme rumo aos seus objetivos.

Feliz Aniversário!!



Com carinho da sua irmã



Socorro Carvalho

 * No último dia 20 de novembro, foi o niver da minha irmã Concy Mota. Não pude ir comemorar junto com ela pois tinha chegado de viagem, pela madrugada, e estava muito cansada. Mas mesmo em silêncio agradeci pela vida dessa mulher linda, as vezes, louca mais de um coração sensacional,  e que  graças a Deus tenho o privilégio de tê-la como irmã.
Ainda não tinha postado a homenagem por falta de tempo, muito trabalho no projeto....ufa!!
Mas sempre é tempo de dizermos as pessoas o quanto as amamos.