sexta-feira, julho 01, 2011

PROCISSÃO DE SÃO PEDRO...

 

Ainda lembro como era  lindo
Ver o Rio Tapajós
Enfeitado de barcos coloridos...
A frente da procissão o Barco Motor  São Tomé era o mais bonito.
E, também, o mais apreciado e mais procurado.
Era ele que levava a imagem de São Pedro.
O Santo protetor dos Pescadores.
Representante de Jesus, entre a humanidade.
Pedro!
Pescador de homens.
Pescador de Fé.
Navegar ou assistir a procissão era lindo.
Mas o tempo vai passando...
E cada vez mais as pessoas vão se distanciando
Das tradições, dos costumes.
E a procissão de São Pedro
Hoje, já não tem a presença de tantas embarcações...
À  margem do Tapajós
Antigas senhoras em ato de contrição...
Rogavam a São Pedro com o terço nas mãos.
As regras ditaram as leis
Hoje, grande parte dos navegantes desistiram da devoção.
Ah, como era lindo ver o São Tomé
Conduzindo exuberante o São Pedro na procissão...
Como era lindo.


    Socorro Carvalho

FESTIVAL DO TACACÁ


No período de 8 a 10 de julho, comunitários da Vila de São Braz realizarão o VI Festival do Tacacá, evento que a cada ano se consolida e já faz parte do calendário turístico do local. O objetivo do Festival será o de apresentar ao público um pouco da origem dos subprodutos do tacacá produzido na região, que serve de subsistência para o pequeno agricultor que vive dos derivados da mandioca, além de resgatar e divulgar a cultura das comunidades do Eixo Forte. A prefeitura de Santarém, através da secretaria municipal de Turismo (SEMTUR), será apoiadora do evento.


Nelma Bentes
Assessora de Comunicação da Prefeitura  Municipal de Santarém

FESTA DA INTEGRAÇÃO NORDESTINA EM MOJUÍ DOS CAMPOS


Até amanhã (02/07), a Mojuí dos Campos será sede da quarta edição da Festa da Integração Nordestina, que tem por objetivo resgatar a história, cultura e costumes do povo nordestino junto aos visitantes, turistas, autoridades e personalidades.

A Festa iniciada ontem (30 de junho), está sendo promovida pela prefeitura de Santarém, sob coordenação da secretaria municipal de Cultura (SMC), com apoio de comunidades de Mojuí dos Campos. Na abertura do evento, o prefeito em exercício, José Antônio Alves Rocha e a titular da SMC, estiveram presentes.
Além das apresentações culturais, a primeira noite em Mojuí dos Campos foi marcada por uma homenagem prestada à Sra. Maria do Carmo Félix, liderança da Vila, que faleceu este ano.

Para o segundo dia (01/07), as atividades iniciaram no início desta tarde com palestras sobre Educação Ambiental e Educação no Trânsito. Às 17h, haverá a inauguração do Infocentro de Mojuí dos Campos e à noite, a partir das 20h30, programação cultural e shows.

Amanhã, 02 de julho, será o último dia do evento, com torneio de futebol, recreação e oficinas de coral, cerâmica e reciclagem a partir das 8h; apresentação de danças nordestinas às 19h30; concurso de humor às 20h; concurso de forró às 21h30; premiação às 23h e show com a Banda Forró Saborear às 00h00.


 Nelma Bentes
Assessora de Comunicação da Prefeitura Muncipal de Santarém

UFOPA - ENCONTRO ACADÊMICO REÚNE ALUNOS DO CENTRO DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR


Eu e minha turminha LINDA!!
Da esquerda para à direita:  Mariáh, Nara,  Luan Martins, Eu (Socorro Carvalho),  Luiz Mota, Yasmin, Luiz Augusto, Mayara,  Luan Brito, Narciso  e Marcelo Kaê,(só faltou a Monalisa Aguiar)
Nossa equipe do Trabalho:  A Violência contra  a mulher no Municipio de Santarém, trabalho acadêmico apresentado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no 1º Encontro Acadêmico do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).

O evento ocorreu ontem,30 de junho, durante o dia todo e a noite até às 22h00  no Auditório Pérola do Tapajós, do Amazônia Boulevard, na Mendonça Furtado.

Destinado aos acadêmicos e comunidade em geral, o evento contará com a participação dos alunos que ingressaram este ano na UFOPA e que apresentarão os resultados de estudos realizados, em diversas áreas do conhecimento, no âmbito do módulo “Projeto de Interação na Base Real” (IBR).

 A Profa. Soraia Lameirão coordenadora do evento, disse que "desde o início do curso, o estudante da UFOPA é estimulado a participar de projetos de pesquisa e extensão que integrem os conhecimentos adquiridos ao longo dos módulos de ensino à realidade local de sua vivência".

NÃO DESTRUA ESSE SONHO, DEIXE QUE OUTROS VOTEM "SIM" PELO TAPAJÓS



Do mesmo Sebastião, a um conhecido que contestou seu posicionamento em favor da divisão:

Tenho 80 anos, 8 filhos, 15 netos e 1 bisneto. Exceto o bisneto, ainda pequeno, todos cresceram, estudaram, amadureceram e saíram de casa, cada um buscando a própria felicidade. Logo, meu bisneto seguirá seu próprio caminho. Assim é a vida, é natural.

O mesmo acontece com municípios, províncias e países. Veja o caso da Iugoslávia, agora são 6 países: Eslovênia , Croácia, Montenegro , Macedônia , Bósnia-Herzegovina, Servia. Veja o caso do Grão Pará, agora são 9 estados: Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.
O sonho de liberdade dos filhos do Pará d'Oeste e formar o Estado do Tapajós tem 188 anos. Por favor, atenda ao pedido deste velho, não destrua esse sonho, deixe que outros votem "SIM" pelo Tapajós.

Comentário deixado no blog...

NAYANE - PRIMEIRA AMIZADE NA UFOPA

Mayara, Nayane, Eu e Yasmin - minhas meninas lindas e inteligentes!!!


Màrio Henrique e Nayane Macêdo ( a Nay)
- amigos sempre -

Marcinha e Nay duas maravilhas que conheci na T6

Lorena, Loren e Nay só alegria essas meninas

Alegria e diversão é o que não faltam nessa galera...rsrs

Esses dois os sempre sempre juntos na T6

Nayane, Marlos, Mário,Luana, Katiane, Lorena e Manuela

Nay eo Marcelinho pão e vinho...rsrs

Nelcivane a CICI... pense numa pessoa adorável ... é ela.

Já deu de perceber o quanto Cici é querida...heim. Gente BOA é outra história.

Nay e Manu...lindas!!


Nay com a Katiane a mamãe 2011 da T6.rsrs

Nayane com a Equipe do trabalho de IBR e professora Dóris.


Professor Humberto com a galera

As fotos são da Equipe da Nayane e da Manuela, junto com o Mário, Luana, Lorena, Marlos, Katiane  que apresentaram o tema: Trânsito em Santarém nos ultimos 5 anos. Muito show essa turminha que citei. Sentirei saudadees!! Nayane foi uma das primeiras amizades que fiz na Ufopa, depois vieram outras, mas ela foi a primeira com a qual dividi o primeiro salgadinho no lanche.... kkkk VALEU NAY!!

PLEBISCITO SERÁ EM TODO PARÁ



Em sessão administrativa nesta quinta-feira, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram o calendário eleitoral para a realização do plebiscito que decidirá sobre a possibilidade de desmembramento do Estado do Pará e a criação de duas novas Unidades da Federação na região: Carajás e Tapajós. O plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro de 2011, com a abertura das seções eleitorais às 8h e encerramento da votação às 17h.

Todos os eleitores do Pará devem participar do plebiscito. De acordo com o artigo 7º da Lei 9.709/98, no caso de desmembramento deve ser consultada a população diretamente interessada e, neste caso, entende-se por população diretamente interessada tanto a do território que se pretende desmembrar, quanto a do que sofrerá desmembramento.

Também foram definidas as duas perguntas que serão submetidas aos eleitores:

1- Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?

2- Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?



                                                                                                                      Fonte: Geosociedade

Após provado o calendário eleitoral para a realização do plebiscito que decidirá sobre a possibilidade de desmembramento do Estado do Pará  a responsabilidade é de cada um e cada uma de nós dizer:  SIM as duas perguntas que vamos responder no Plebiscito. Dessa forma aprovar a criação do nosso   tão sonhado Estado do Tapajós.