quarta-feira, julho 06, 2011

VOCÊ...


Um pouco de você...
Está tatuado em cada parte do meu corpo
 O sabor do beijo longo
Está guardado em minha  boca,
O calor do seu corpo,
Recebido pelo meu corpo
Em cada  abraço, forte e apertado.
Abraço que aquece de sentimentos meus devaneios.
Quimera “rústica” dos meus anseios
O carinho tímido de suas  mãos  que percorre meu rosto,
Acaricia meus pensamentos,
Instiga meus sentidos.
É a sedução preferida  do meu querer.
A ousadia de suas mãos...
Delineia meu corpo, ancora em meus segredos.
Fagulha que incendeia e me queima de prazer.                     
Chama louca que aquece  meus poros de desejo..
Na loucura do  nosso segredo
Sinto  a voracidade do seu desejo na fúria de cada beijo.
Na mágica de cada toque  sinto  você a me desnudar  inteira.
A ousadia da sua provocação é bebida preferida.
Vinho que inebria minha emoção.
Acende a chama da excitação...
Como louca percorro seu corpo,
Escalando montanhas e montes...  
Matando   minha sede em sua  fonte
Embebedando-me com aquela seiva bruta e  quente.
A linguagem erótica do querer
Está presente em sua  língua delicada e sem vergonha,
Sussurrando,  falando, ao meus ouvidos,  diversos idiomas
Fazendo-se expressar entre urros e gemidos...  
E a cama é  nosso palco de  inesquecíveis  e insaciáveis traduções.
Socorro Carvalho

PARAENSES FAZEM REUNIÃO EM MANAUS A FAVOR DO TAPAJÓS


Grupo se reuniu no final da semana passada para discutir ações voltadas para a divulgação do plebiscito no qual os eleitores vão decidir pela divisão ou não do Pará. Plebiscito será dia 11 de dezembro.

MANAUS, AM – A busca incessante pelo tão sonhado Estado do Tapajós levou um grupo de pessoas a realizar reuniões com maior freqüência em Manaus, cidade onde moram milhares de paraenses que chegaram com um sonho na bagagem: a procura de uma vida melhor.
Com a aprovação do plebiscito, que prevê a consulta popular em todo o Estado do Pará, os paraenses hoje na capital amazonense se mobilizam para incentivar e conquistar pessoas para a votação que ocorrerá no próximo dia 11 de dezembro.

Câmara aprova plebiscito para dividir o Estado do Pará


Segundo um dos lideres do movimento na capital do Amazonas, Luiz Alberto Macedo, como não há possibilidades de se disponibilizar urnas para o voto ser computado em Manaus, o grupo de amigos está incentivando as pessoas para que transfiram seus títulos para cidades mais próximas, entre as quais Juruti, Faro e Terra Santa. “Como se trata de um momento histórico, vale a pena fazermos um esforço e darmos nossa parcela de contribuição ao futuro Estado do Tapajós”.


Na reunião realizada de sábado, 2, mais de vinte pessoas puderam ouvir algumas declarações feitas pelo ex-governador do estado do Pará, Odair Correa. Ele afirmou que essa união tem fortalecido o movimento que caminha em um momento decisivo. “Quando eu estava no governo não podia me manifestar porque fiz uma declaração pelo estado do Pará, mas eu sempre fui a favor do Tapajós. Esse projeto não nasceu ontem. Já são mais de 140 anos de luta e não podemos perder essa oportunidade única para expressarmos nosso apoio ao sim”.
Durante o encontro foram discutidas as ações que estão sendo realizadas na internet por meio das redes sociais Facebook e Twitter. Um fato que ganhou a rede foi das duas santarenas responsáveis pela criação de cartazes em apoio ao futuro Estado. Um deles foi mostrado em rede nacional pela TV Bandeirantes no festival do boi em Parintins,  e o outro na partida de futebol entre Brasil e Venezuela pela Copa América, no sábado.


Um novo passo a ser dado pelo grupo de amigos será a recepção do coordenador do plebiscito, professor Edivaldo Bernardo.  Ele irá  conceder entrevistas nas rádios, emissoras de TV e jornais impressos de Manaus no final deste mês com o objetivo de esclarecer as duvidas dos paraenses que moram no Amazonas.


(*)RÉGIS BALIEIRO -  É jornalista em Manaus (AM) e colaborador da Agência Amazônia



MAIS ARGUMENTOS PARA O ESTADO DO TAPAJÓS



A discussão sobre a divisão do Pará e a criação dos Estados do Tapajós e Carajás, já despertou todo tipo de animosidade, mas mesmo assim, ela permanece distante da compreensão dos movimentos populares e da população de modo geral.

É um debate que segue restrito à academia e as “elites politico empresariais”, ainda basicamente “engessado” na questão de uma suposta “viabilidade econômica”, o tema preferido das oligarquias anti separatistas para negar a necessidade da redivisão territorial do Pará.

Mas com o Plebiscito já batendo as nossas portas, torna-se urgente tirar essa discussão do “economicismo” dos círculos políticos empresarias, para finalmente descer ao nível que interessa de verdade: o povo, que em ultima analise, é quem irá decidir.
Portanto torna-se fundamental nos municionarmos melhor com argumentos e sentimentos que saibam alimentar adequadamente mentes e corações do povo tapajônico. Hora de redescobrir e trabalhar os conceitos que originaram os sentimentos separatistas do Tapajós, principalmente temas como o da Identidade social e o sentido de pertencimento de um povo.

Na sua concepção originária, o termo Comunidade, indicava a seguinte conotação: “A totalidade de quem possui algo em comum”.

O elemento indispensável para a existência de uma Comunidade é o sentido de pertencer ao território. Mas o território, por si só, não constitui a Comunidade. Ela só se caracteriza como tal, quando no território, existem grupos humanos que desenvolvem atividades e sentimentos comuns.
Ou seja, uma comunidade só existe quando pessoas e/ou populações interagem dentro de uma área geográfica definida, e desenvolvem entre elas, uma ou mais ligações suplementares.
É um sentimento de pertencimento (pertencer a algo significa fazer parte do todo), onde os confins territoriais pressupõem a existência do grupo e sua segurança emotiva frente ao externo. È o chamado senso de Identificação, ou seja, a sensação de estar no lugar certo, de ser aceito pelo outro e de se sacrificar pelo bem comum.

A existência histórica desses pressupostos na região tapajônica, legitimam, por si só, a reivindicação da autonomia politico administrativa por seus habitantes.
Por isso, a reivindicação no Tapajós do estabelecimento de um sistema territorial com confins administrativos definidos, no qual interagem indivíduos e grupos, com sua vida, suas necessidades, atividades e uso dos recursos disponíveis.
Mas porque num mundo globalizado, cujos confins tendem a desaparecer, acutizam-se cada vez mais sentimentos de identificação?
Analisando historicamente as diferentes formas de organização territorial, percebe-se que as mudanças mais marcantes são a dimensão territorial cada vez maior, ao lado das mudanças qualitativas.
Se a primeira forma de vida em comum foi a Aldeia, que vinculava os seus componentes por afinidades familiares e na tradição do cultivo da terra e da pequena criação. Já a vida na Cidade, representa um salto para a economia e uma organização social mais complexa.
Na comunidade tradicional, o sistema de relações (parentesco, amizades, trabalho), se desenvolve dentro de áreas geográficas restritas. O desenvolvimento urbano, pelo contrario, acrescenta as possibilidades interativas dos indivíduos e impulsiona relações sociais mais seletivas.
É na cidade onde as relações são mais especializadas, que percebemos a diferença entre a Comunidade e a Sociedade. Ainda mais nas Metrópoles, Estados, e Nações, cuja finalidade organizativa é o desenvolvimento das atividades econômicas em uma escala territorial ainda mais ampla.
Os aspectos negativos do crescimento da sociedade urbanizada, a concentração de sua organização politico administrativa em polos cada vez mais distantes, faz com que as pessoas percam o sentido de identidade, e venham a desenvolver uma reaproximação com os valores das comunidades locais.
A existência de movimentos para a criação de novos estados, de regionalização e municipalização, são manifestações universais que apontam para a descentralização do poder e uma maior participação das comunidades locais na vida politica de uma nação.
Ou seja, uma visão mais aprimorada da comunidade territorial, com a finalidade de atingir formas de integração, que garantam participação, autonomia e autogestão politico administrativa.
A reivindicação da criação do Estado do Tapajós representa tudo isso.
A região tapajônica já desenvolveu seus vínculos sociais econômicos e territoriais. Já viveu e experimentou, em sua própria pele, os aspectos negativos da Centralização Politica Administrativa com o Estado do Pará e sua capital Belém. Ou seja, já se tornou madura para a sua emancipação politico territorial.
Mas para alcançar a plenitude de sua emancipação, os tapajônicos terão que conquistar o Poder Politico, que só poderá se concretizar com a criação do Estado do Tapajós.
Aqui enfrentamos o outro “cavalo de batalha” dos anti separatistas, que parecem adorar a associação do poder politico com os aspectos moralmente piores e negativos. Quando se treta do poder dos outros, claro, pois do deles, não querem abrir mão.
Mas isso é falta de argumentos, papo furado, pois em qualquer sociedade existem políticos

que perseguem o poder por fins escusos (olhem o próprio Pará!).
Meus amigos, o Poder serve e é importante! Pois todas as mudanças (grandes e pequenas)
giram entorno da questão do poder.
Vote SIM à criação do Estado do Tapajós !

Tibério Alloggio
 Sociólogo



Fonte: Blog do Jeso

JUSTIÇA COLOCARÁ NA INTERNET LISTA DE FORAGIDOS EM TODO O PAÍS


A criação de um banco que reunirá mandados de prisão expedidos em todo o país é um novo passo no combate ao crime, no Brasil.

Com a  resolução, aprovada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), os tribunais tem seis meses para cadastrarem  todos os mandados de prisão em vigor. Esse cadastro ficará na internet à disposição da sociedade.

De acordo com o  conselheiro Walter Nunes, do CNJ o banco promete agilidade na troca de informações sobre pessoas procuradas pela Justiça, que hoje é muito falha no país.

Para ele, o sistema funciona mal devido às grandes proporções do país, à falta de padronização no registro dos procurados e à grande quantidade de homônimos.

Agora, os registros devem conter, obrigatoriamente, todos os dados que identifiquem o procurado, com foto e número do mandado de prisão, para que não haja confusão entre homônimos.

Walter disse que o sistema ficará online e  poderá ser acessado por policiais em blitz e até por empresas antes de contratarem funcionários.

A norma determina ainda  que a polícia de qualquer cidade ou Estado poderá efetuar a prisão registrada no banco de mandados do CNJ.

A informatização de dados permitirá agilidade na alimentação e atualização do cadastro. Para acrescentar um novo mandado ou retirar do ar aquele que tenha sido revogado, o prazo máximo é 24 horas. Esse também será o prazo para que o juiz de determinado local tome conhecimento de que a pessoa citada em seu mandado foi encontrada.

A criação do banco foi determinada pela Lei n. 12.403/2011, que entrou em vigor na segunda-feira (4). É a mesma norma que estabeleceu medidas alternativas à prisão a quem for pego cometendo crimes leves.

Fonte: Agencia Brasil

SENADO APROVA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE TAXISTA



Hoje (6), a  Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou em caráter terminativo (sem necessidade de ir ao plenário), projeto de lei que exige que taxistas se qualifiquem para o exercício da profissão.

 Entre as obrigatoriedades estão frequentar cursos de primeiros socorros, direção defensiva e mecânica básica.

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/2011 já havia sido aprovado pelos deputados, em seguida, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado. Agora, o texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Além da exigência de qualificação, o projeto também obriga os taxistas a estarem inscritos no Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), mesmo que como autônomos. Traz ainda como direitos a criação de piso salarial para categoria.

O projeto aprovado altera a lei 6.094/1974, que define que é facultado ao "condutor autônomo de veículo rodoviário" a cessão de seu automóvel a mais dois colaboradores e define que eles podem colaborar com a Previdência.

O texto aprovado pelo Senado estabelece que o taxista tem como deveres "atender os clientes com presteza e polidez; manter o veículo em boas condições de funcionamento e higiene; e obedecer as normas constantes do Código de Trânsito Brasileiro."

Outras regras
O projeto estabelece ainda que é obrigatório o uso do taxímetro em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes. Os veículos não poderão carregar mais do que sete passageiros.

O texto diz que a autorização do taxi deve ser concedida pelo órgão municipal responsável e permite a transferência para outra pessoa. Diz que a autorização não pode ser "objeto de penhora ou leilão". No caso de morte do condutor, a autorização passa para o cônjuge e herdeiros.

O texto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Fonte: G1

ÓTIMO DESCANSO!!!!




De férias em Santarém está o professor Udirley Andrade, atualmente residindo em Juruti Velho.  Para aproveitar o descanso na city, Udirley está assumindo durante esse mês a produção e edição do Jornal da Manhã da Rádio Rural de Santarém.  E de quebra está prestando  alguns serviços na Secretaria Municipal de Saúde. Boas Férias Udirley e bom descanso. rsrs  Outra novidade,que ocorre esse mês na Rádio Rural, também,  no Jornal da Manhã é Jorge Carlos que está apresentado o jornal junto com a Keliane Tomé.


Socorro Carvalho

PARABÉNS PEDRO PAULO!!


Ontem, 05 de julho, foi a data de aniversário do meu irmão Pedro Paulo, o Nego.Vascaíno de corpo, alma e coração e Alvinegro de paixão.
Um grande ser humano,esperto e super prestativo.
É um cozinheiro de mão cheia e  prepara o melhor churrasco de nossas festas.E o mais legal sempre na maior alegria do mundo. Acho isso lindo, nele.
É chato e enjoado. Bem parecido comigo, mas no fundo tem um coração companheiro e amigo sempre um cara super cuidadoso e preocupado com a família.A esse cara esperto e sangue bom e que amo muito,  desejo Saúde e que o Deus da vida possa dar de presente a ele em cada novo dia essa força e coragem  para lutar e enfrentar
com garra todos os desafios da vida.
E olha cara, saiba que tenho muito orgulho de ter você como meu irmão.
Parabéns e Felicidades!!

Com um abraço carinhoso da sua irmã.
E saiba que todo dia você é especial em meu coração.

Te amo, mano.


Socorro Carvalho