quarta-feira, setembro 28, 2011

LETRA DE UM HINO - POEMA DE MANUEL ALEGRE






É possível falar sem um nó na garganta.
É possível amar sem que venham proibir.
É possível correr sem que seja a fugir.
Se tens vontade de cantar não tenhas medo: canta.

É possível andar sem olhar para o chão.
É possível viver sem que seja de rastos.
Os teus olhos nasceram para olhar os astros.
Se te apetece dizer não, grita comigo: não!

É possível viver de outro modo.
É possível transformar em arma a tua mão.
É possível viver o amor.
É possível o pão.
É possível viver de pé.

Não te deixes murchar.
Não deixes que te domem.
É possível viver sem fingir que se vive.
É possível ser homem.
É possível ser livre, livre, livre.


Manuel Alegre


CASULO


O casal se acasala
E a casa exala
O cheiro do amor
Do quarto à sala...

Esse é o caso
De quem como eu
Faz da cópula a cúpula
Sem culpa

Da arte de alcova
Na cova, na vala
Da casa de asas
Onde o amor se propala...

Não me anulo do amor
Em função do desejo
Evoluo, e te incluo
No invólucro
Do meu cortejo...

E ovulo do teu óvulo
Da úvula à vulva
(Raposa de tuas uvas!)
Na certeza de que um dia
Serás borboleta,
A nascer do meu coração-casulo!

Te adulo a viver
Meu momento de orgia
Baseado na tua magia
E na imensa alegria
De ver a alma nem sempre vazia
Onde o meu amor, eu despejo...



Prometi um poema pro seu aniversário, com a sua cara. Aí vai
Jota Ninos 

* A poesia é mágica, Ninos.
 Obrigada pelo poema.
Socorro Carvalho





VISITA DA IMAGEM PEREGRINA PREPARA CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição na Rádio  Rural


A imagem peregrina de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese de Santarém continua visitando famílias, instituições públicas, privadas, escolas, universidades, comunidades e paróquias.

 Nesta quinta-feira-29/09, a visita será na creche SEARA, às 07h30. Depois segue para o Serviço Social da Indústria –SESI, às 09h. Em seguida a visita será para as crianças da creche municipal da COHAB, às 10h30. Às 15h30 a imagem peregrina estará numa empresa (Comercial Delta). Às 17h30, a imagem visita duas devotas de Nossa Senhora: uma no edifício Barão de Santarém (sra. Eliene) e outra às 19h30 na residência da Sra. Adriana Florenzano (conjunto Muiraquitã – Cohab).
 Com esta programação, já são 82 visitas realizadas desde o início do mês de um total, até o momento, de 326 programadas.
De acordo com a Comissão do Círio e Berlinda, muitas pessoas pedem a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora, e na medida do possível estão sendo incluídas no calendário. Há lugares em que a imagem deverá chegar por volta das 23h.
A visita ocorre em residência de fiéis e em comunidades nas rodovias estaduais e federal. 
A coordenação acredita que até o dia 13 de novembro (quando encerrará a peregrinação), a imagem da padroeira da Diocese de Santarém deverá visitar 412 lugares. No ano passado, foram realizadas 216 visitas.
Um dos objetivos da peregrinação é convidar todo povo católico para caminhar com Nossa Senhora no dia do Círio. Ela que indica a todos para o Caminho, a Verdade e Vida que é seu Filho Jesus.

Este ano, a festa que está em sintonia com a Missão de Evangelização da Diocese, traz o lema: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1,38).


 Fonte: Ercio Santos – Pastoral da Comunicação da Diocese de Santarém


OFICINA DE PRODUÇÃO DA EQUIPE DE RÁDIO EM JURUTI VELHO

Turma de comunicadores (as) participantes da oficina

Nos dias 23 e 24 de setembro estive na Vila de Juruti Velho no Município de Juruti.
Durante o período foi realizada uma oficina de produção de programas. A capacitação contou  com a participação de 23 pessoas que integram a Rádio Comunitária Muirapinima, da Vila de Juruti Velho.

No primeiro dia a programação ocorreu com o desenvolvimento da parte teórica e no segundo dia a realização da prática. Para a aula prática a turma foi dividida em três grupos. Cada grupo ficou com a responsabilidade de produzir um programa com duração de meia  hora.

Após a divisão das equipes cada uma   ficou com a responsabilidade de produzir e apresentar  um programa conforme abaixo:
Grupo 01 - PROGRAMA  JURUTI VELHO EM DESTAQUE;
Grupo 02 – PROGRAMA  CONEXÃO DIRETA;
Grupo 03 – PROGRAMA AREIA SOLTA;
 Todos os programas divulgaram as informações diversificadas da comunidade aliadas a valorização da região com abordagens de temáticas  que falaram de religião, meio ambiente, saúde, educação, política, entre outros.
Após a conclusão das produções dos programas, durante o tempo de uma hora e meia a comunidade jurutiense pôde ouvir  os programas  produzidos pelas equipes e que foram levados ao ar, ao vivo,  pelas ondas da rádio comunitária Muiriapinima -  FM. 

Após a veiculação  dos programas, no período da tarde,   foram feitas as avaliações necessárias sobre a prática de produção e troca de idéias sobre o encontro de forma geral.
A oficina foi encerrada no sábado, por volta de 18h30 com reunião de planejamento de atividades a serem desenvolvidas na rádio durante os meses seguintes.
Aplicação, determinação e entusiasmo fizeram a tônica do encontro que reuniu trabalhadores rurais, pescadores, sindicalistas, jovens, adolescentes, mulheres e comunitários, ansiosos e ansiosas pelo conhecimento e aperfeiçoamento da  comunicação que desenvolvem na Vila.

Dentro do planejamento ficou acertado novas  produções e veiculações  dos programas de forma oficial dentro da grade de programação da  rádio. A turma participante e coordenação da rádio aprovaram as produções e a partir do mês de novembro deverá entrar no ar a nova programação a ser  veiculada.

O objetivo é trabalhar a nova experiência no sentido de aproveitamento e valorização do  potencial e talento dos e das participantes da oficina de Produção de Programa, bem como valorizar os recursos naturais da região e populações.

O treinamento foi ofertado pela coordenação da Rádio Comunitária Muirapinima – FM sob a responsabilidade da Acorjuve.


A partir do mês de novembro deverão ocorrer novas oficinas dessa vez os temas  propostos são: Jornalismo Esportivo e Produção de áudio e vinhetas.


Socorro Carvalho