quarta-feira, janeiro 30, 2013

ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE ALESSANDRO MIRANDA PINTO


Será ordenado sacerdote hoje, 30 de janeiro de 2013, às 19h30, na Igreja de São Francisco de Assis, no Bairro do Caranazal, o jovem Alessandro Miranda Pinto.



A ordenação será presidida pelo Bispo da Diocese de Santarém – Dom Flavio Geovenale – e contará com a presença dos padres que integram o presbitério da Diocese, assim como de lideranças religiosas e leigas representantes das comunidades católicas da Diocese de Santarém e de outras dioceses brasileiras.

Natural de Santarém, Alessandro têm 31 anos de idade e, desde a infância, participa da caminhada cristã católica na Paróquia de São Francisco, onde no início da juventude começou a participar de grupos de oração da Renovação Carismática Católica – RCC, animando ministérios de música em sua paróquia de origem e em outras comunidades da Diocese de Santarém. Durante muitos anos animou os cristovais – retiros de carnaval – realizados no Estádio Colosso do Tapajós, chegando a ser eleito Coordenador Diocesano da Renovação Carismática Católica, 2005.

No campo profissional, Alessandro Pinto, formou-se em Letras pela Universidade Federal do Pará – UFPA e em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, trabalhando alguns anos como professor na Escola de Música Maestro Wilson Fonseca e em escolas da Rede Estadual de Ensino.

Em 2006, depois de um período de discernimento e conversas com o então Bispo Auxiliar da Diocese de Santarém – Dom Severino Batista de França, Alessandro começou sua experiência vocacional no Seminário São Pio X em Santarém, seguindo depois para Belém – capital do Estado – onde fez estudos filosóficos e teológicos no Instituto Regional Para Formação Presbiteral – IRFP – ligado ao Regional Norte II da CNBB.

Depois de concluir seus estudos, Alessandro voltou para Santarém para realizar seu estágio pastoral, quando em janeiro de 2012 foi ordenado Diácono pelas mãos do então Bispo da Diocese de Santarém – Dom Esmeraldo Barreto de Farias. Como Diácono, Alessandro serviu a 52 comunidades ribeirinhas da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição no Município de Almeirim, demonstrando maturidade espiritual e zelo pastoral no cuidado com a evangelização e o serviço ao Povo de Deus.
No Ano em que a Igreja Católica no mundo dedica à Fé e a CNBB celebra 2013 como Ano da Juventude, dedicando sua Campanha da Fraternidade para o Tema: Fraternidade e Juventude, e ainda a Renovação Carismática Católica de Santarém celebra seus 40 anos na Amazônia e oferece como fruto de sua ação evangelizadora a vocação deste jovem, o Povo de Deus se alegra neste momento com familiares, parentes e amigos de Alessandro Miranda Pinto.

A Primeira Missa de Alessandro será amanhã, 31 de janeiro, às 20 horas também na Igreja de São Francisco de Assis no Bairro do Caranazal com transmissão ao vivo da Rádio Rural de Santarém – Emissora Católica. O Lema Sacerdotal de Alessandro é: “Eu me consagro por eles” (João 17, 19).       

 Informações: Pastoral da Comunicação de Santarém
Everaldo Cordeiro