quinta-feira, setembro 08, 2016

ESCOLA ECILA NOBRE, MAIS UMA VEZ, SE DESTACA EM NOTA DO IDEB


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora ECILA  NOBRE DOS SANTOS, no bairro da Conquista, ocupa pelo terceiro ano consecutivo o PRIMEIRO lugar no IDEB – índice de Desenvolvimento Escolar, no Município de Santarém, com a Nota 6,1.

O resultado com a melhor nota ocorre, exatamente, no ano em que a Semana da Pátria, em Santarém, trouxe como tema: “Os Heróis da Educação: Ontem, hoje e sempre”.

Tema mais do que válido para prestar, de forma antecipada, uma homenagem justa à Gestora da Escola Rosângela Teles e toda sua equipe,  que juntas são incansáveis na lida de cada dia, na bonita e dedicada Missão de Educar.

Resultado de um trabalho feito em Equipe,  com empenho, envolvimento, compromisso e responsabilidade de cada profissional que presta serviços naquela escola e que dessa forma contribui para o fortalecimento de um ensino de qualidade. Trabalho conjunto que preza pela aprendizagem e que busca construir dias melhores ao seu alunado, por acreditar que o trabalho flui melhor quando feito através da união entre família e escola.

São profissionais heróis e heroínas que dia a dia estão na luta onde a arma mais potente é o conhecimento adquirido por meio da Educação. Malala adolescente vencedora do Nobel da Paz diz que : “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é solução”. Concordo com as palavras de Malala. Pensamento que muito bem representa o trabalho da Equipe Ecila Nobre que vê na Educação a melhor condução para transformar o Mundo.

Com esse pensamento de acreditar na capacidade de transformação por meio da Educação é que a Escola Ecila Nobre desponta na frente com seu resultado. E segue cotidianamente a zelar por cada aluno e aluna, que compõem o quadro de discentes da instituição.

Uma escola que educa com princípios cívicos, cristãos e social ofertando aos seus pequenos estudantes a oportunidade de se sentirem amados, respeitados e acolhidos.

Escola parceira de grandes projetos, entre eles, o Rádio Pela Educação  da  Diocese de Santarém, que através do Programa Para Ouvir e Aprender leva através do rádio  novas concepções e,  com isso,  disseminando entre seus alunos  indagações diversas, instigando-os às pesquisas, aguçando-os às novas descobertas e os  levando às reflexões com sede de aprender e fazendo isso com a colaboração de seus educadores e educadoras com a  Ética de educar com sabedoria e amor.

Escola que respeita com vigor os Direitos das Crianças e Adolescentes,  com participação na construção do Plano Decenal Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santarém.
A nota do IDEB é apenas uma simbologia que vem como ânimo e estimulo para novas inspirações e aspirações de novas conquistas.

 Porém, é acima de tudo o efeito de um trabalho abençoado e feito com amor. Certamente, que eles e elas, são heróis e heroínas da Educação e merecem Nota 10. Nota 10 pela competência e dedicação com as quais realizam esse trabalho bonito e constante. Um trabalho   feito com paciência, respeito e que faz toda a diferença na vida de cada menino e menina, que estudou ou estuda na escola.

Para terminar esse registro, deixo à equipe Ecila Nobre um pensamento de Rubens Alves quando disse que: “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais... Rubem Alves. Portanto, são: “Os Heróis da Educação: Ontem, hoje e sempre”.



O que é o Ideb

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.


O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

Origem do Ideb

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é divulgado a cada dois anos. O Ideb divulgado nesta quinta-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.


Há um indicador calculado para cada nível do ciclo básico: o ensino fundamental I (avaliando os estudantes do 5º ano), o ensino fundamental II (avaliando os estudantes do 9º ano), e o ensino médio (avaliando os estudantes do 3º ano).


Socorro Carvalho
Com informações do IDEB – G1.